Uma geração movida pela informação

Uma geração movida pela informação

Eu moro numa cidade bem pequena 1130 habitantes para ser exato e certos acontecimentos sociais aqui no interior são melhores percebidos. E para mim tivemos uma transformação um tanto drástica nesta última década. Elas foram movidas por 3 fatores que determinaram um salto significativo na forma de viver de nossos moradores de uma forma geral. Vou citar estes três acontecimentos para podermos entender que vivemos numa era bem diferente se comparada com a geração passada de nossos pais.

1º acontecimento: A chegada do asfalto, pode parecer que este item não tenha importância para o assunto abordado de maneira geral, afinal, a chegada do asfalto foi algo local, ocorrido apenas em minha cidade, mais, por incrível que parece, nos últimos 10 anos muitas foram cidades ou ruas em bairros de grandes metrópoles que receberam este benefício. Para nós moradores de Anhanguera, o asfalto significo uma facilidade muito grande para ir em cidades maiores e poder fazer compras, tratamentos médicos e facilitou a chegada de turistas, isso entre outras coisas. Sendo assim, o asfalto revolucionou nosso contato com as demais cidades.

2º acontecimento: A internet, de forma inacreditável este meio de comunicação nos trouxe informações antes inatingíveis e em segundos.  São sites, vídeos, chats e imagens que nos chegam, sendo que antes éramos reféns dos noticiários e das bibliotecas, bem defasadas diga-se de passagem. A internet estimulou a chegada de computadores e lan houses, disseminando as informações e diversões a todas as classes sociais.

3º acontecimento: O celular, para se ter uma ideia, na nossa cidade tínhamos apenas uma central telefônica, sendo que se alguém quisesse receber uma ligação, um mensageiro (um garoto contratado para levar recado) ia até a pessoa e a chamava dizendo o horário e quem desejava falar com você. Como uma onda, chegou o telefone fixo e a internet em sequencia posteriormente o celular. Hoje temos a dobradinha internet e celular num mesmo aparelho o que facilita muito tanto falar com alguém como buscar conteúdos de laser, trabalho e informação.

                Agora que descrevi esta revolução venho fazer algumas observações pertinentes. Mudando a forma de vida, estamos mudando o ser humano e sua relação social, seu trabalho, seu laser, sua história de vida. Estamos numa era de transformações só compara ao meu ver com a revolução industrial e o sistema de plantation com rotação de plantio. A indústria barateou os produtos, o sistema de plantio trouxe alimento a mesa, agora estamos evoluindo intelectualmente.

                Falar de futuro é muito difícil pois não sabemos qual revolução surgirá, porém sabemos que vivemos uma revolução hoje, ouvi uma frase que me deixou pensativo, alguém disse que pela primeira vez na história o destino do mundo estava nas mãos dos mais novos, devido a tecnologia. Isso significa que não há ao certo como prever novos acontecimentos, mais sabemos que a próxima geração não será parecida com nenhuma outra vista até agora.

                Deixo aqui uma dica para você refletir: “Toda mudança traz oportunidade, espero que você saiba aproveitar a sua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *