Pregações fáceis de ministrar

Pregação 1

A arte de ser Cristão e perdoar

Amar os inimigos

A história do Pagando o mal com o bem

  • Quando devolvemos o mal na mesma medida, não nos tornamos melhores, mais iguais.
  • Revelar a outra face é fazer diferente
  • Jesus nos ensinou a amar até os inimigos.
  • Para que ter inimigos, façamos deles nossos amigos, pois o amor de Cristo está em nosso coração.

Jesus ensina a amar

Mateus 5:44  44 – Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

Jesus ensina a perdoar

Mateus 6:14 14 – Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;

Jesus mostra o caminho.

Marcos 11:25-26 25 – E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. 26 – Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas.

Jesus dá o exemplo.

Lucas 23:34  34 – E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

Passos para amar o inimigo

  1. O homem traído.
  2. Entregar a Deus. (Não se deve buscar vingança)
  3. Orar para o inimigo.
  4. Perdão não é significado de fraqueza, mais de força espiritual.
  5. Buscar compreender os motivos que cada um tem.
  6. Lutar da maneira certa. O alvo é da nossa luta não é a carne e o sangue, mas contra principados e potestades, diz em Efésios.

Efésios 6:12 12 – Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

 

Pregação 2

A fé genuína

(I João 5:1) – TODO aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido. 2) – Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3) – Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. 4) – Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

  • A fé genuína produz novo nascimento V.1

(Jó 5:1) – CHAMA agora; há alguém que te responda? E para qual dos santos te virarás?

(A dor pode provocar a fé e a fé uma nova criatura).

  • Todos que buscam encontram a Deus. Mais só busca quem tem fé para encontrar

Jeremias 29:13  E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

  • A fé genuína nos conduz a vitória (paciência)

 Salmos 40:1 Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2  Tirou-me dum lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

  • A fé genuína gera o testemunho do Espírito Santo (Pular nos braços de Deus).

Romanos 4:20  E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus;

  • A fé genuína produz certeza de vida eterna (só é nova criatura quem tem fé)

Mateus 19:29 E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto e herdará a vida eterna. 30  Porém muitos primeiros serão derradeiros, e muitos derradeiros serão primeiros.

  • A fé genuína garante a resposta na oração (benefícios da fé)

Mateus 21:22  E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis.

  • A fé genuína não dá lugar a dúvida (ninguém permanece na igreja tendo dúvidas).

Tiago 1:6 Peça-a, porém, com fé, não duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento e lançada de uma para outra parte.

  • Bem aventurado (A fé te levará a ter um encontro com Deus).

João 20:29  Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram!

Pregação 3

Obedecendo a Deus e recebendo bênçãos.

Como agradamos a Deus?

  • Obedecendo a Deus. Deuteronômio 28:01 a 13
  • Buscando a Deus. (I Tessalonicenses 5:17) – Orai sem cessar.
  • Vivendo uma nova vida. (Gálatas 2:20) – Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
  • Carregando sua própria cruz. (Mateus 16:24) – Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
  • Amando. (Lucas 10:27) – E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

 

Pregação 4

Os 3 inimigos do Crente

I João 2: 14-17 14   Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. 15   Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16   Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 17   E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

Introdução:

  • Temos muitos inimigos.Vamos destacar os 3 principais.
  • Só conseguimos neutralizar estes inimigos, firmados em Jesus.
  • Jesus os enfrentou também, e foi vitorioso sobre eles.

01 – O Diabo.

 – Efésios 6:12-18. 12   Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13   Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14   Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15   E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16   Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17   Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18   Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

Lucas 4: 1-2 1   E JESUS, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;  2   E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.

02 – O Mundo.

I João 2: 15- Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

I João 4:4 – Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

– Gálatas 6:14. – Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Pelo sacrifício de Cristo na cruz, pertencemos a Deus, não a este mundo.

– João 17:16. – Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Jesus confirma a nossa nova natureza. Pertencemos à Deus, não ao mundo.

– João 16:33. (João 16:33) – Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Jesus venceu o mundo.

03. A Carne.

Romanos 7: 14 -21. 14   Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado. 15   Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. 16   E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. 17   De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim. 18   Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. 19   Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. 20   Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. 21   Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo.

– Gálatas 5:17 – Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Nosso corpo é um campo de batalha.

– Lucas 4. (acima)Na tentação de Jesus ele enfrenta as tentações da carne.

CONCLUSÃO.

Como vencer os nossos 3 inimigos.

O Diabo: I João 4:4.- Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo.

O Mundo. I João 5: 4. – Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

A Carne. II Timóteo 2: 22 – Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *