Os Montes Gerizim e Ebal e a famosa Siquém

Os Montes Gerizim e Ebal e a famosa Siquém

Localizada entre os montes Gerizim (à esquerda) e Ebal (direita) Siquém é preeminente no registro bíblico, começando com a promessa de Deus em dar a terra a Abraão. Mais tarde, Jacó voltaria a este mesmo lugar  para se estabelecer com sua família. Durante o tempo da conquista, as doze tribos de Israel se reuniram nesses dois montes com a finalidade de recitar as leis de Deus com suas bênçãos e maldições que viriam decorrentes da obediência ou desobediência da mesma.

O Monte Gerizim que fica defronte do Monte Ebal era o lugar de onde se recitavam as bênçãos da Lei (Deut. 28:1-14), e ali os samaritanos construíram o seu templo (Jo. 4:20-21). Já o Monte Ebal [Descoberto, deserto] que está situado em frente ao Gerizim foi o local de onde eram pronunciadas as maldições contra os desobedientes (Deut. 27:4-26).

 

Siquém


Também conhecida como Nablus, Tel / Tell Balatah, Nabulus, Neápolis, Shakim, Shekhem, Siquém, Sicar, Siquém

Muro da idade do Médio Bronze

Vulnerável ​​por localização, Siquém foi extremamente fortificada desde os primórdios de sua história. Este muro foi construído de pedras ciclópicas e continuou em uso através da Idade do Bronze Final sem alterações significativas.

No fundo, o Monte Gerizim foi o local do templo samaritano no quarto e segundo séculos a.C.


Portão da idade do Médio Bronze

Parte de fortificações da cidade durante todo o segundo milênio, este portão é típico do período do Bronze Médio com três piers e duas câmaras. Apenas as fundações de pedra permanecem.

Este portão provavelmente estava em uso no tempo de Jacó e certamente era o portão principal da cidade nos dias de Abimeleque (Juízes 9).

1. A terra foi prometida a Abraão.Siquém bíblica

2. Jacó compra um lote de terra; Dinah é estuprada.
3. Os filhos de Jacó estão cuidando das ovelhas aqui antes de José encontra-los em Dotã.
4. A aliança é confirmada durante a Conquista.
5. A cidade é separada como uma cidade levítica e uma cidade de refúgio.
6. José é enterrado aqui.
7. As dez tribos rejeitam Roboão.

Este templo fortificado remonta ao MB e períodos de LB e tem paredes de 17 pés de espessura. As escavadeiras identificaram este edifício com o Templo de Baal Berith mencionado em Juízes 9. A partir desse edifício fundos foram levados para financiar o reinado de Abimeleque e aqui os cidadãos da cidade se refugiaram contra o ataque de Abimeleque.

Templo de Baal Berith

 

Os Montes Gerizim e Ebal e a famosa Siquém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *