O próprio Consolador enviado se interpõe como garantia da herança que
recebemos. O penhor deve ter valor equivalente à dívida contraída, e
nós que estamos em Cristo já recebemos o que é superior a própria herança:
o Espírito Santo de Deus! Que garantia! Que segurança! Os cristãos
foram selados com o Espírito Santo da promessa, o que é superior a
própria herança. Mas, por que fomos selados? A resposta é: Para redenção
da possessão adquirida por Deus. Descanse em Cristo!
Introdução 
Este comentário à carta de Efésios constitui-se um exercício de leitura e interpretação bíblica.Este
estudo não é focado em questões como: qual a data de escrita desta
carta, ou se a palavra ‘aos efésios’ não se encontra nos melhores
manuscritos, etc. Tais questões tem a sua importância, porém não
influência diretamente na leitura e interpretação da carta.
 As
divisões que adotamos para o estudo do texto decorre dos principais
contexto, nos quais os temas estão inseridos. Por exemplo: quando Paulo
nomeia os cristãos de santos e fiéis, destacamos que o contexto é
apresentação e identificação dos destinatários da carta.
 Se
os destinatários da carta residiam em Éfeso, ou não, é um ponto de
menor importância. O que propomos aqui é explicar a condição do estar em
Cristo e responder questões como: Eles eram santos, ou somente eram
tidos por santos? E muitas outras.
Boa leitura!
Apresentação Pessoal
1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:
Paulo, o escritor da carta, identifica-se aos seus destinatários e não deixa dúvidas quanto à sua autoria.
Esta carta possui uma característica diferente das
outras. Nela o apóstolo Paulo não precisa defender o seu apostolado. Ele
simplesmente demonstra que, pela vontade de Deus, tornou-se apóstolo de
Cristo.
Geralmente o apóstolo Paulo se apresenta como servo
de Cristo em outras cartas, mas nesta ele se apresenta somente como
apóstolo ( Fl 1:1 ; Rm 1:1 ).
Cabe salientar que a carta aos efésios é
auto-explicativa, principalmente quanto aos elementos apresentados na
introdução. Observe:
Sobre o seu apostolado Paulo esclarece que foi feito ministro do evangelho segundo a operação do poder de Deus ( Ef 1:1 compare com Ef 3:7 ). Paulo demonstra que tal poder foi manifesto em Cristo quando Deus o ressuscitou dentre os mortos ( Ef 1:19 -20).
Compare ( Gl 1:1 com Ef 1:1 ):
“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus…” ( Ef 1:1 );
“Paulo,
apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus
Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos)” ( Gl 1:1 ).
Paulo identifica os destinatários da carta chamando-os de santos e fiéis ’em’ Cristo, os cristãos que estavam em Éfeso.
Santidade e fidelidade advêm do ‘estar’ em Cristo.
‘Em Cristo’ é a condição de existência da nova criatura, conforme Paulo
escreveu aos cristãos em Coríntios: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” ( 2Co 5:17 ).
‘Em Cristo’ os cristãos são santos e fiéis, ou seja, santos e fiéis são as características pertinentes à nova criatura “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”
( Ef 4:24 ). ‘Em Cristo’ é um recurso se estilo, onde a idéia completa
‘estar em Cristo’ para ser uma ‘nova criatura’ passa a ser resumida
assim:
“…aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:” ( Ef 1:1 e 4).
Quando o apóstolo Paulo diz ’em Cristo’, ele está
apontando a nova condição do cristão por serem uma nova criatura. A nova
criatura, por ter sido criada seundo Deus em verdadeira justiça e
santidade ( Ef 4:24 ), é santa e fiel. ‘Em Cristo’ é um tipo de
‘contração’ linguistica para apontar de modo resumido a condição da nova
criatura diante de Deus.A fidelidade expressa neste versículo
não possui relação com a fidelidade descrita em ( Ef 6:21 ). Quanto ao
exercício de um ministério ou serviço, o cristão demonstra a sua
fidelidade através de esforço próprio, condição pertinente a poucos
cristãos. Já a condição de ‘santidade’ e ‘fidelidade’ somente é possível
em Cristo, e esta condição é pertinente a todos cristão.




 

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